MundoNotíciasPolítica

Investigação diz que Felipe Neto tinha acesso privilegiado ao Twitter/X e atuou contra Allan dos Santos

Jornalistas revelam suposto acesso privilegiado de Felipe Neto ao Twitter em nova fase da investigação ‘Twitter Files Brasil’

Nesta quarta-feira (10), a segunda parte das investigações conhecidas como Twitter Files Brasil foi divulgada pelos jornalistas Michael Shellenberger, David Ágape e Eli Vieira. Eles afirmam que o influenciador Felipe Neto tinha um acesso privilegiado ao Twitter e foi contatado para discutir sobre as sanções aplicadas ao jornalista Allan dos Santos.

Os profissionais de comunicação discutem uma troca de correspondências eletrônicas ocorrida em junho de 2021 entre Fernando Gallo, que naquele momento era o líder de políticas públicas do Twitter, e Yoel Roth, responsável pela segurança da plataforma social, a respeito de uma investigação envolvendo o proprietário do Terça Livre, que naquele período divulgava informações sobre a Covid-19.

O documento divulgado no X, com prints desta conversa, afirma que Gallo desejava que Roth – que participou da decisão de banir a conta de – também banisse permanentemente a conta de Santos. Além disso, ele queria que Roth reconsiderasse a decisão de manter um tweet, onde o jornalista “especulava a respeito do estado de saúde de alguém, fazendo uma conexão entre uma vacina e problemas de saúde, portanto criando dúvidas a respeito da segurança da vacina”

A decisão de Roth de não deletar o tweet de Allan dos Santos causou revolta em Felipe Neto. Gallo registrou que o influenciador estava “bem bravo” e “cada vez mais barulhento”, frustrado por não conseguir seu objetivo.

Os funcionários do X, anteriormente conhecido como Twitter até julho de 2023, estavam apreensivos com a possibilidade de Felipe Neto revelar suas conversas privadas e, por isso, convidaram-no para uma reunião [ainda é incerto se essa reunião realmente ocorreu]. Contudo, a correspondência trocada por emails revela que uma mensagem de Allan dos Santos foi marcada e ele foi suspenso devido a outras infrações analisadas pelo time do microblog.

A equipe jurídica da rede social também monitorou a situação do jornalista de direita, percebendo que poderiam “tirar vantagem” das decisões do Supremo Tribunal Federal para suspender globalmente uma das contas de Allan dos Santos.

Leia na íntegra:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo