NotíciasPolítica

Oposição aguarda depoimento de Elon Musk para impulsionar impeachment de Alexandre de Moraes

Oposição planeja usar depoimento de Elon Musk para impulsionar impeachment de ministro Alexandre de Moraes

Os opositores no Parlamento planejam usar o futuro testemunho do empresário Elon Musk diante da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados como um catalisador para reunir apoio para o impeachment do ministro . Acredita-se que as revelações confidenciais atribuídas a Moraes sejam reveladas antes do testemunho de Musk, mesmo que os documentos já revelados no caso dos “Twitter files” sejam vistos como impactantes o suficiente para reforçar a campanha de impeachment.

Segundo Marcel Van Hattem, deputado do Novo, há sinais de duas transgressões realizadas por Moraes devido ao seu desempenho. Van Hattem afirmou que ocorreu um “afastamento de garantias individuais” em medidas direcionadas a críticos e adversários, o que, conforme a definição de garantia individual, não deveria acontecer com frequência. Ele também ressaltou a interrupção de contas de figuras políticas nas plataformas de mídia social como um ato de censura.

O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, já expressou publicamente seu suporte a Alexandre Moraes. A data para o depoimento de Musk, que ocorrerá via videoconferência, ainda está para ser definida. Para a aprovação de um impeachment de um ministro do STF, é requerido dois terços dos votos no Senado, um fato que nunca aconteceu nos 133 anos de história do tribunal. No momento, a oposição possui aproximadamente entre 30 e 35 votos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo