NotíciasPolítica

Deputado pede impeachment de Dino após reuniões da “dama do tráfico” com o MJ

Kataguiri argumenta que Dino cometeu crime de responsabilidade ao “garantir interlocução com o crime organizado, especificamente, o Comando Vermelho”

O pedido de impeachment do ministro da Justiça Flávio Dino foi apresentado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP) recentemente, devido às reuniões que ocorreram entre membros da pasta e Luciane Barbosa Farias, esposa de Clemilson dos Santos Farias, também conhecido como Tio Patinhas, líder da organização criminosa Comando Vermelho no estado do Amazonas.

Além da solicitação de impeachment, a Procuradoria-Geral da República pode iniciar investigações contra Dino.

No pedido, Kataguiri alega que Dino violou a lei de responsabilidade ao praticar um ato de improbidade administrativa ao “garantir interlocução com o crime organizado, especificamente, o Comando Vermelho”.

“A moralidade administrativa consiste num conjunto de valores éticos que estabelecem um padrão de conduta que deve ser seguido pelos agentes e gestores públicos visando uma atuação honesta, íntegra, ilibada e de proteção ao patrimônio público, especialmente ao dinheiro público”, diz o parlamentar na denúncia, apresentada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

“Assim, pode-se admitir que a visita de pessoas ligadas a organização criminosa denominada Comando Vermelho fere o senso de ética comum e o conceito do que se entende por probidade administrativa. Acima de tudo é amoral e imoral”, complementa.

Segundo informações do jornal Estadão, Luciane, apelidada de “dama do tráfico amazonense”, compareceu ao edifício da pasta em duas ocasiões: em 19 de março, para reuniões com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos de Flávio Dino, e em 2 de maio, quando se encontrou com Rafael Velasco Brandani, responsável pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo