Notícias

Morre, aos 60 anos, o jornalista Claudio Tognolli

Ele enfrentava graves problemas de saúde desde 2022

Claudio Tognolli, jornalista, faleceu aos 60 anos na manhã de domingo, dia 3. A razão de seu falecimento não foi informada.

Claudio Tognolli vinha lidando com questões de saúde desde 2022. Ele tinha ido ao hospital algumas vezes devido à deterioração de sua condição. Em março do mesmo ano, por exemplo, seus parentes classificaram sua condição de saúde como “gravíssima”.

O profissional do jornalismo tem suas raízes em São Paulo, especificamente no bairro do Tatuapé, situado na zona leste da cidade. Ele foi um dos pioneiros na fundação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Claudio Tognolli teve uma carreira marcante nos principais meios de comunicação do país, incluindo a Veja, Folha, Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Consultor Jurídico. Ele foi laureado com os prêmios Esso, Jabuti e o Grande Prêmio Folha de Jornalismo ao longo de sua trajetória profissional.

Como músico, Claudio Tognolli teve participação no início da banda RPM, de Paulo Ricardo, uma das mais famosas na década de 1980.

Quem era Claudio Tognolli

Claudio Tognolli, um jornalista, escritor e professor universitário brasileiro, era formado pela “Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)” e possuía um currículo extenso.

Durante sua trajetória profissional, Claudio Tognolli prestou serviços a renomados meios de comunicação do Brasil. Ganhou notoriedade por suas “reportagens investigativas”, particularmente no campo da política. Além de sua contribuição no jornalismo, ele também é reconhecido por sua carreira acadêmica.

O autor tem em sua bibliografia várias obras, entre elas Assassinato de reputações — um crime de Estado, Assassinato de Reputações II: Muito Além da Lava Jato, Traidores da pátria: as maracutaias dos Irmãos Batista na JBS, Nome aos bois: A história das falcatruas da JBS, A caixa-preta do BNDES e Laços de sangue: A história secreta do PCC. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo