NotíciasPolítica

Flávio Dino envia somente imagens de 4 das 185 Câmeras do Ministério da Justiça à CPMI, diz Jornal

Ministério da Justiça entrega imagens de apenas quatro câmeras à CPMI, apesar de ter 185 no prédio.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, documentos internos do Ministério da Justiça revelaram a presença de um total de 185 câmeras de segurança no prédio. No entanto, o ministro Flávio Dino entregou à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) somente imagens de um número reduzido, ou seja, quatro câmeras.

Inicialmente, o Ministério da Justiça enviou gravações obtidas por duas câmeras. Posteriormente, em 31 de agosto, foi remetido um novo conjunto de imagens capturadas por pelo menos outras duas câmeras.

Flávio Dino alegou que o sistema de gravação do edifício, conhecido como Palácio da Justiça e localizado ao lado do Congresso Nacional, possui capacidade de armazenamento limitada, com menos de 30 dias de duração. Após esse período, as gravações mais antigas são automaticamente apagadas para dar lugar a imagens mais recentes.

O ministro atribuiu a responsabilidade pelo não fornecimento integral das imagens à CPMI à empresa prestadora de serviços de manutenção do circuito de câmeras. Alegou que o contrato firmado com a empresa impossibilitou o fornecimento completo das imagens registradas no dia da invasão dos prédios públicos em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro.

O contrato de manutenção das câmeras foi assinado em 2021. Na época, o ministério já tinha montado seu sistema de gravação, que fica no prédio anexo ao Palácio da Justiça. Além das 185 câmeras da marca Bosch, o sistema possui uma sala de gravação com drives que armazenam as imagens.

O sistema em operação no Ministério da Justiça tem capacidade de recuperação de imagens gravadas em dias passados. No entanto, o contrato com a empresa de manutenção das câmeras de CFTV (circuito fechado de TV) não especifica o tempo que as imagens devem permanecer preservadas até que possam ser apagadas automaticamente.

Na noite de 31 de agosto, Flávio Dino enviou novas imagens à CPMI, identificadas como sendo do dia 8 de janeiro. O Estadão teve acesso a parte desse material, identificando duas câmeras adicionais em comparação ao envio anterior. As novas câmeras capturam a fachada lateral do Ministério e a área da entrada privativa do ministro da Justiça.

De acordo com o veículo, as primeiras imagens disponibilizadas por Dino retrataram pelotões da Força Nacional protegendo o Palácio da Justiça. As novas gravações mostram o secretário-executivo do Ministério, Ricardo Cappelli, descendo por volta das 17h30 do gabinete para instruir os policiais em frente ao prédio. Ele orientou os agentes a avançarem sobre a barricada na entrada privativa.

Ainda conforme o jornal, por volta das 16h54, as imagens mostram que dois carros oficiais deixaram a sede do Ministério. Às 18h50, com os prédios dos Três Poderes já retomados pelas autoridades, um grupo de golpistas ainda se encontrava na entrada privativa do ministro. É possível ver os invasores deitados no gramado que fica ao lado da entrada privativa do ministro da Justiça. Eles conversam com os policiais e não são presos.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Tudo muito estranho. Armação. Por quê as câmeras existem??? Não seria, unicamente, pra efeito de segurança, flagrar eventuais delitos, invasões, quebra-quebras, movimentos e figuras de participantes??? Então, como descartar o que são vídeos com Flagrantes Eternos, como definiu o que seriam os videos, o Alexandre de Moraes??? Tem que ser apurada a intenção e responsáveis!!!

  2. O obeso mórbido é o satanás personificado,de um cinísmo mafioso,mentiroso contumaz e corrupto de nascimento. O que os “justiceiros” do STF,estão esperando pra trancafiá-lo para todo o sempre. O vendedor de algodão doce,o autista,a senhorinha de 78 anos,estes sim,foram presos porque estavam a destruir o patrimônio público. Tome vergonha na cara “justiça” brasileira,assuma a ineficiência da instituição e peça a “demissão”,aquela voluntária, que ainda manterá seu “soldo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo