NotíciasPolítica

Oposição faz manifesto contra ato do 8 de Janeiro organizado por Lula

Oposição critica manifesto “Democracia Inabalada” organizado por Lula

A oposição ao Governo (PT) divulgou um manifesto contra o ato “Democracia Inabalada”, organizado pelo petista em conjunto com o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) para marcar 1 ano desde os atos de 8 de Janeiro.

O documento é encabeçado pelo líder da Oposição no Senado Federal, Rogério Marinho (PL-RN).

No manifesto, os senadores criticam o “abuso de poder” do STF e afirmam que “a volta à normalidade democrática não pode mais esperar”.

Assinado por 30 senadores, inclui nomes de 7 partidos: PL, PP, Republicanos, PSDB, PSD, Podemos e União Brasil.

Das 7 siglas que têm nome na lista da oposição, 4 têm ministérios na Esplanada: PP, Republicanos, PSD e União Brasil.

O PP e Republicanos alegam que a representação dos partidos em ministérios atende uma demanda da Câmara dos Deputados e não tem a ver com as bancadas do Senado Federal.

O manifesto condena “vigorosamente os atos de violência e a depredação dos prédios públicos ocorridos no dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília”.

Os senadores afirmam que endossam uma declaração do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), feita em entrevista a jornalistas em 23 de novembro de 2023.

Na ocasião, Pacheco afirmou que “nenhuma instituição tem o monopólio da defesa da democracia no Brasil”.

“A democracia é um valor conquistado com grande esforço e sacrifício ao longo da história, e sua preservação está intrinsecamente ligada ao engajamento e ao respeito mútuo entre todas as esferas do poder público. Cada instituição possui um papel específico no fortalecimento dos alicerces democráticos. Ao contrário do que afirmado pelo presidente Lula, a democracia, para nós, não é relativa”, diz trecho do manifesto.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Outra armadilha, só que agora com proibição geral de filmagens. Oposição deveria orientar a não participar quem for de direita ou quem for a favor da democracia. Fazer divulgação geral, pois será motivo para os acusarem de golpe.

  2. Os senadores e deputados,têm a obrigação, que lhes foi conferida pelos votos,de defender nossa Constituição, que está longe de ser adequada,mas,respeitada. Chega de “meme” e vamos aos finalmentes,o senhores correm o risco de não se reelegerem ,senadores do meu estado já estão excluídos da minha urna: Oriovisto,Flavio Arns e Sergio Moro,nem pra síndico de prédio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo