MundoNotícias

Netanyahu pede rendição do Hamas: “Não morram por Sinwar”

Netanyahu pede que Hamas entregue armas em vez de morrer por líder em Gaza.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, clamou neste domingo (10) aos militantes do grupo terrorista Hamas que entreguem as armas em vez de morrerem pelo seu líder Yahya Sinwar, que, segundo as autoridades israelenses, está na Faixa de Gaza.

“Eu digo aos terroristas do Hamas: acabou. Não morram por Sinwar”, disse Netanyahu em um comunicado divulgado por seu gabinete, no qual garantiu que “o fim do grupo islâmico está próximo” e que “nos últimos dias, dezenas de terroristas do Hamas se renderam”.

Netanyahu insistiu que os combates em Gaza continuam “com força total” e que “a justiça está do nosso lado”, já que Israel está “unido como povo e como país, e não há força que possa nos impedir de fazer o que é certo”.

“A guerra continua ainda com mais força e intensidade no norte de Gaza e no sul, para alcançar todos os seus objetivos: a eliminação do Hamas, o retorno de todos os nossos reféns e a garantia de que Gaza nunca mais será uma ameaça a Israel”, afirmou.

O primeiro-ministro também prometeu a rápida reconstrução das comunidades adjacentes à Faixa de Gaza, que foram devastadas pelo Hamas em seu ataque de 7 de outubro, com investimentos na agricultura, educação, emprego, bem-estar e assistência aos evacuados.

“Estamos comprometidos não apenas com a restauração de comunidades, moshavs e kibutzim, mas também com o objetivo de fazê-los prosperar e florescer para as gerações vindouras para superar o que aconteceu”, acrescentou o primeiro-ministro.

Por outro lado, o grupo terrorista alertou que nenhum dos reféns sequestrados em 7 de outubro e ainda detidos na Faixa de Gaza sairá “vivo” do território sem negociação.

“Nem o inimigo fascista e sua liderança arrogante, nem seus apoiadores, serão capazes de recuperar seus prisioneiros vivos sem troca e negociação, e sem satisfazer as exigências da resistência”, declarou Abu Obeida, porta-voz do braço armado do Hamas, na televisão.

Depois da trégua que permitiu a libertação de mais de 100 reféns, ainda há uma centena de pessoas raptadas na Faixa, segundo números do governo israelita.

Netanyahu agradece a Biden pelo veto da ONU

Netanyahu agradeceu neste domingo ao presidente Joe Biden o veto dos EUA a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia um cessar-fogo na Faixa de Gaza, bem como a aprovação do envio urgente de cerca de 14 mil obuses de artilharia para Israel, que deverão começar a chegar hoje.

“Hoje chegará outro carregamento, aliás já está aqui, com munições importantes para continuar a guerra. Agradeço ao presidente Biden, com quem falei outro dia também sobre o fato de os Estados Unidos se terem posicionado de forma correta e justa no Conselho de Segurança e, claro, também sobre a assistência material que prestam às Forças de Defesa de Israel”, disse Netanyahu no início de sua reunião com seu gabinete governamental.

O primeiro-ministro israelense também falou por telefone durante o fim de semana com os líderes da França e da Alemanha, Emmanuel Macron e Olaf Scholz, respectivamente.

“Não se pode apoiar a eliminação do Hamas, por um lado, e, por outro, pressionar-nos para acabar com a guerra”, disse Netanyahu a eles, segundo a versão hoje transmitida aos seus ministros.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Terrorista não pode ter perdão! Seus líderes tem que ser caçados e eliminados! Essas pragas não desejam o bem estar das pessoas! Suas crenças absurdas, nascida das cabeças desses dementes, são impingidas na cabeça das crianças desde a mais tenra idade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo