NotíciasPolítica

Governo do Paraná pede retirada do livro ‘O Avesso da Pele’ das escola

Diretora de Escola Criticou Livro por Linguagem Sexual Explícita para Adolescentes

A obra ‘O Avesso da Pele’ será removida das escolas do Estado pela Secretaria de Educação do Paraná, devido à avaliação de que o material seria impróprio para menores de 18 anos. Embora o livro esteja no PNLD desde 2022, ganhou destaque após ser criticado por uma diretora de escola do Rio Grande do Sul.

A gestão do governador Ratinho Jr., através da Secretaria de Educação do Paraná, decidiu retirar o livro O Avesso da Pele das escolas estaduais. Esta decisão surge após várias controvérsias relacionadas ao livro.

De acordo com a revista Veja, a pasta argumentou que a decisão está em conformidade com os estatutos legais da legislação brasileira, que protegem crianças e adolescentes, especialmente em relação à exposição a certos conteúdos. A secretaria acredita que o livro contém expressões, gírias e descrições de cenas de sexo explícito que podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.

O Avesso da Pele, que integra o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) desde 2022, está contido em um catálogo de diversos livros que, de acordo com o Ministério da Educação, as escolas podem selecionar para fazer parte de sua rotina pedagógica.

Contudo, na semana passada, a diretora de uma escola no Rio Grande do Sul se indignou com o conteúdo do livro, alegando possuir “vocabulários de tão baixo nível”. Janaína Venzon, da Escola Ernesto Alves, julgou o material inapropriado para estudantes do ensino médio. O incidente gerou ampla repercussão, com o livro alcançando seu ápice de pesquisas no Google após acusações de censura direcionadas à diretora.

Embora a secretária do Paraná tenha tomado uma decisão, a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, onde a crítica foi feita pela diretora, declarou que não vai remover o livro das bibliotecas da rede de ensino estadual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo