NotíciasPolítica

Mangabeira: Lula viaja pelo exterior com discursos entediantes enquanto Brasil afunda

Conselheiro de Ciro Gomes deixa PDT por discordar do alinhamento com governo Lula

O filósofo Roberto Mangabeira Unger, conselheiro e guru do ex-candidato à Presidência , anunciou sua desfiliação do PDT. Em entrevista ao jornal o Estado de S. Paulo, publicada neste domingo (10), Unger disse que tomou a decisão por discordar do alinhamento do partido com o governo de Luiz Inácio da Silva.

Unger está no PDT desde a redemocratização e foi conselheiro de Leonel Brizola, fundador da legenda. O filósofo é professor de Direito da Universidade Harvard nos Estados Unidos e foi ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República durante o segundo mandato de Lula, em 2007, e no segundo mandato de Dilma Rousseff, em 2015.

Ele está por trás de muitas ideias lançadas por Ciro Gomes nas últimas eleições presidenciais, principalmente daquelas relacionadas à necessidade de o Brasil ter um projeto nacional de desenvolvimento.

Para Mangabeira Unger, Lula está repetindo um modelo que impede o avanço do País. É o que ele chama de casamento entre o “pobrismo” — distribuição de “esmolas” por meio de programas assistenciais — e o “rentismo” — o domínio dos interesses financeiros sobre a produção.

“O presidente Lula parece estar desinteressado do Brasil. Parece que é mais agradável ficar viajando pelo exterior, frequentando essas reuniões em que ele pronuncia discursos entediantes. Os outros chefes de Estado, que são homens sérios de poder, mal conseguem disfarçar o cansaço ao ouvi-lo. Eu não sei por que ele está fazendo isso”, disse Mangabeira ao jornal.

“Eu tenho uma associação antiga com o PDT porque eu considerava o Leonel Brizola o meu grande aliado político. O PDT sempre serviu para representar uma alternativa ao País e agora não representa, mas faz parte de um governo que claramente não tem projeto”, disse o filósofo.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo