NotíciasPolítica

Oposição planeja apresentar relatório paralelo da CPMI do 8 de Janeiro

Segundo o senador Marcos do Val (Podemos-ES), a senadora seria uma aliada do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Já no primeiro dia de trabalhos da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para apurar os atos de 8 de janeiro, a oposição no Congresso planeja elaborar um relatório paralelo caso a responsável por organizar as conclusões vá contra as evidências apresentadas. 

A relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), já indicou que quer focar à investigação no que antecedeu os ataques aos prédios dos Três Poderes e falou em identificar os autores intelectuais e financiadores, já que os executores já estão na mira do Judiciário. A sinalização não agrada a oposição, que questiona as prisões em massa e mira a gestão do presidente Luiz Inácio da Silva (PT) por suposta omissão em tentar impedir os invasores.

O senador Jorge Seif (PL-RJ), integrante da CPMI, defendeu que dentro do Senado, da Câmara e das CPIs que já existiram, “a questão de relatórios paralelos não é nenhuma novidade”. “Existe essa prática e creio sim que possamos fazer um relatório paralelo caso entendamos que a senadora Eliziane Gama não esteja relatando conforme percebamos a evolução das investigações”, afirmou.

Flávio completou que, dependendo dos requerimentos aprovados e da pessoa convocada, “a gente vai ter uma estratégia própria”. “Quem estava no governo à época não era Bolsonaro e temos sim que apurar as responsabilidades, em específico no tocante às omissões, se foram propositais ou não”, indicou.

Questionamento sobre relatoria

Mesmo com acordo da maioria dos membros, a oposição diz que vai questionar na Justiça a escolha de Eliziane Gama para a relatoria do colegiado. Segundo o senador Marcos do Val (Podemos-ES), o resultado do relatório seria prejudicado porque a senadora seria uma aliada do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

“Vou pedir o afastamento ou a troca da relatora pela questão da parcialidade. Quando o ministro Flávio Dino esteve no Senado, quem sentou ao lado dele foi Eliziane Gama”, afirmou Marcos do Val. Desde o início do movimento pela criação da CPMI, o senador pleiteia a vaga de relator.

Em resposta, Eliziane disse que “não vai ser intimidada” pela oposição. “Ser aliada de Flávio Dino ou adversária de quem quer que seja não inviabiliza minha atuação aqui”, afirmou.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. façam mesmo um relatório à parte pois já sabemos que, o que vem do Maranhão não pode ser coisa boa (vide Sarneys, Flávio Dino, etc.).
    ser o Estado com os piores indicadores sociais e economicos do Brasil não é apenas coincidencia

  2. A gente já sabia que eles iam fazer de tudo para livrar a própria pele. Foram feitas tentativas de esvaziar a CPMI, de todas as formas, quando vazou, o que eles tinham conhecimento. Se aliaram para obter o controle. Não vivemos tempos livres, estamos sujeitos aos desmandos do STF, não é de hoje. Que Deus nos proteja. Porque as forças humanas não são suficientes.

  3. Apôio total, senador do Val, vários tentam ridicularizar o Sr., não permita!! A senadora Eliziane é cobra criada. Ela afirmou já na abertura dessa CPMI como relatora, que “(sic)ouve tentativa de golpe”.!!!! Demonstração de opinião formada sem provas!!! É como confiar no escorpião que pediu ajuda para cruzar o lago…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo