NotíciasPolítica

MST invade área pública no Ceará

Cerca de 85 famílias estão em propriedade de 380 hectares

Um grupo pertencente ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou uma propriedade que pertence ao Estado do Ceará, localizada no município de Santana do Cariri. De acordo com informações do grupo, aproximadamente 85 famílias estão na área desde a última segunda-feira, dia 11. A propriedade em questão é o Sítio Ventura, que se encontra no distrito de Brejo Grande, cerca de 400 quilômetros de distância da cidade de Fortaleza.

A invasão ocorre na semana em que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST deve concluir os trabalhos e apresentar o relatório final.

Segundo o MST, a propriedade tem 380 hectares e é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará. No local, já funcionou uma colônia agrícola prisional, para cumprimento de medidas socioeducativas de detentos do regime semiaberto.

O local teria sido fechado em 2018 e estaria sem utilidade, segundo o grupo. “A ocupação tem como objetivo assentar famílias sem terra e garantir que a terra cumpra sua função social.  As famílias acampadas reivindicam a imediata desapropriação da área para fins de reforma agrária e produção de alimentos saudável”, disse o MST, em nota.

O governo do Ceará ainda não se manifestou sobre a invasão. Ainda na segunda-feira, representantes do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) se reuniram com membros do MST para discutir a possibilidade de reforma agrária em outras áreas da região. Outras reuniões com membros do governo cearense devem ser realizadas. As informações são da Revista Oeste.


Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo