MundoNotícias

Rússia recruta cubanos desempregados para lutar na guerra

Reportagem da Reuters mostra que os cidadãos do país recebem propostas nas redes sociais por meio de um contato identificado como “Dayana”

De acordo com um artigo divulgado pela Reuters no último sábado (30), a Rússia está recrutando cidadãos cubanos que estão desempregados e enfrentando dificuldades para participarem do conflito na Ucrânia.

De acordo com a pesquisa realizada pela agência, os cidadãos cubanos são abordados por uma pessoa chamada “Dayana” através das mídias sociais para participarem de um processo de recrutamento. Essa pessoa é responsável por cuidar de todas as etapas do recrutamento.

Segundo informações, a suposta persuasão começou em maio, logo após o presidente Vladimir Putin emitir um decreto que permitia a obtenção simplificada da cidadania russa por estrangeiros que firmassem um acordo com as forças armadas russas.

Diversos cubanos que tiveram contato com Dayana foram entrevistados pela reportagem. De acordo com eles, a convocação teve início em junho e é divulgada através de redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Durante uma videochamada com a agência, um indivíduo chamado Gonzalez, com 49 anos, afirmou ser um dos 119 cubanos que estão sendo treinados em uma base militar próxima à cidade de Tula.

“Todos aqui sabiam para o que vinham, disso tenho certeza (…). Eles vieram para a guerra”, afirmou, acrescentando que os cubanos estavam sendo treinados para lutar no campo de batalha, mas não sabiam ainda para onde seriam enviados.

Em julho, Gonzalez saiu de sua casa na cidade de La Federal para se juntar ao exército russo na Ucrânia. Ao assinar o contrato com a Rússia, ele transferiu parte de seu bônus de assinatura, cerca de 200 mil rublos, para sua esposa em Cuba. Esse valor é 100 vezes maior do que o salário médio mensal do estado cubano, que é de cerca de 17 dólares.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo