NotíciasPolítica

Advogado de José Rainha é ex-deputado do Psol

Outros dois profissionais que fazem parte da defesa também têm ligação com o partido

O ex-deputado estadual de São Paulo Raul Marcelo (Psol) é um dos advogados do líder da Frente Nacional de Luta (FNL), José Rainha Júnior, preso no sábado 4, sob acusação de extorsão a proprietários de terras no oeste paulista.

Raul Marcelo ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa entre 2007 e 2011, entre 2015 e 2019 e, como suplente, em 2021. Ele não conseguiu se reeleger em 2022. Ele é advogado em Sorocaba, onde já foi vereador pelo PT, em 2004, e já disputou a prefeitura quatro vezes, sempre pelo Psol, partido ao qual é filiado desde 2006.

Também representa Rainha o advogado Rodrigo Pinto Chizolini, que é assessor especial de gabinete, lotado na liderança do Psol da Alesp. Segundo o site da Assembleia, ele tem cargo de assessor desde 2007.

O terceiro advogado que representa o líder do FNL no inquérito por extorsão é Sergio Pantaleão, cujas publicações em redes sociais, compartilhando postagens de políticos do Psol, demonstram sua proximidade com o partido.

No domingo 5, os três advogados participaram da audiência de custódia, para tentar colocar Rainha em liberdade, mas o juiz de plantão da Comarca de Presidente Venceslau, Deyvison Heberth dos Reis, afirmou que não havia qualquer irregularidade no cumprimento do mandado de prisão, e, por esse motivo, “não compete a este juízo plantonista rever decisão proferida pelo juízo que decretou a prisão, tampouco caberia a este juízo apreciar questões envolvendo eventuais vícios processuais nos autos principais, dos quais sequer tem acesso em plantão”, afirmou, na ata da audiência.

Os advogados de Rainha, que sustentam que a prisão foi ilegal, podem pedir a reconsideração ao juiz local ou recorrer ao Tribunal de Justiça. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo