Notícias

DF: Damares desiste do Senado, e Flávia integra chapa de Ibaneis

Ainda que empatado com Ibaneis nas intenções de voto, ex-governador José Roberto Arruda (PL) desiste de disputar governo após reunião com Bolsonaro

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que Flávia Arruda (PL) será a candidata a senadora da chapa, enquanto a ex-ministra Damares Alves (REPUBLICANOS), cotada inicialmente ao senado, desistiu de disputar o cargo.

O acordo ainda atinge o ex-governador José Roberto Arruda (PL), que abre mão da candidatura ao governo, ainda que tecnicamente empatado nas intenções de voto com Ibaneis, e se lança como pré-candidato a deputado federal. A unificação do campo político se deu nesta terça-feira (19) e contou com participação decisiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto.

– Devemos agradecer a um recuo estratégico muito bem pensado do governador Arruda, que está elegível, e que se coloca na condição de [candidato a] deputado federal – afirmou Ibaneis, no Palácio do Planalto.

No dia 13 de julho, o Ibaneis já havia anunciado que Celina Leão (PP) sairá como sua vice. O atual chefe do Executivo local disse ter firmado um compromisso com o presidente Bolsonaro.

– Foi muito proveitoso, muito salutar. Nós todos temos um compromisso com o presidente Jair Messias Bolsonaro no sentido de que a gente possa unificar o campo que está em torno do presidente da República aqui no Distrito Federal e também fazer um trabalho pela cidade – complementou

O ex-governador Arruda afirmou que volta à vida pública “com humildade” para ser candidato a deputado federal. Ele obteve liminar que suspendeu duas condenações por improbidade administrativa no âmbito da Operação Caixa de Pandora. Porém, sua possível candidatura depende da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a retroatividade da nova Lei de Improbidade. O julgamento está marcado para o dia 3 de agosto.

– Eu acho que o presidente Bolsonaro, de uma forma muito elegante, considerou que a unificação do nosso campo político seria importante, e, dentro dessa linha, o governador Ibaneis se comprometeu a apoiar o presidente aqui em Brasília. E como eu estou voltando para a vida pública, venho com muita humildade e vou disputar, se for possível, uma cadeira na Câmara Federal – disse Arruda.

DAMARES DESISTE

A ex-ministra Damares Alves (Republicanos) havia sido anunciada como a candidata ao Senado na chapa de Ibaneis, mas o cenário mudou. O governador informou que ficou acertado com Damares que ela irá conversar com os presidentes nacional e local do Republicanos para decidir o futuro da candidatura dela.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo