NotíciasPolítica

Defesa de Bolsonaro estuda recorrer ao STF contra decisão que o deixou inelegível até 2030

Em junho, TSE decidiu que ex-presidente não pode se candidatar a nenhum cargo por oito anos; na semana passada, rejeitou recurso

A defesa do ex-presidente estuda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão que o tornou inelegível até 2030. Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o recurso. Ele foi condenado por abuso de poder político durante uma reunião com embaixadores, meses antes das eleições de 2022, quando pôs em dúvida o sistema eleitoral brasileiro.

Na prática, nesta semana será publicado o acórdão, documento com o julgamento consolidado da Corte eleitoral. A partir da publicação, a defesa do ex-presidente terá três dias para apresentar ao STF o chamado recurso extraordinário. Em junho deste ano, por cinco votos a dois, o TSE decidiu que o ex-presidente não pode se candidatar a nenhum cargo até 2030.

A defesa do ex-presidente alega que, se a configuração do abuso do poder político, por definição, exige que o mandatário se utilize do cargo ocupado para influenciar a legitimidade das eleições, o não envolvimento direto de órgãos como a Casa Civil, o Ministério das Relações Exteriores e a Subchefia para Assuntos Jurídicos — que hoje tem o nome de Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos — evidenciaria “a inexistência do ilícito”.

Os advogados do ex-presidente afirmam ainda que “é conclusão que exige muito mais esforço intelectivo (e imaginativo) relacionar uma reunião com embaixadores à redação de uma minuta de Estado de Defesa — sobre a qual nem sequer há indício de conhecimento por parte do Embargante — do que interligar captação ilícita de recursos e caixa 2 — em essência, fenômenos que recebem o mesmo tratamento jurídico”.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Poxa! Tão de brincadeira recorrer ao STF para ações a favor de Bolsonaro. Quer que eu diga antecipadamente qual será o veredito? Bolsonaro Culpado! Kkk
    A raposa raivosa e revanchista tomando conta do galinheiro… kkkk

  2. Ainda não entendi! Como assim recorrer do inimigo q já o condenou? Será q acham q esses escrotos cancerosos vão mudar d ideia? Q ilusão é essa minha gente? Já tá mais doq na cara q a esquerdalha faz oq quer sem se importarem se é dentro ou não da lei! Já vimos a duras penas q tudo q vem desse supremo maldito é pra destruir as pessoas d bem conservadoras e patriotas! Eles julgam e jogam em causa própria e quem poderia acabar c isso, se vendeu!! Malditos generais baitolas d merda!!!

  3. Pois eu acredito que, mais cedo ou mais tarde, vão conseguir que ele volte a ser elegível, sim! Deus é brasileiro e está vendo as injustiças cometidas contra ele e contra nós, povo do bem! Ele há de nos compensar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo