NotíciasPolítica

Gleisi é criadora das “emendas Pix”, diz Pacheco

Presidente do Senado rebateu críticas da deputada e presidente do PT sobre projeto que obriga o pagamento de emendas de comissões

Na terça-feira, 31, houve uma discussão entre Rodrigo Pacheco e Gleisi Hoffmann a respeito de um projeto de lei complementar que visa tornar obrigatório o pagamento das emendas de comissões permanentes da Câmara e do Senado pelo Executivo. De acordo com a Coluna do Estadão, apenas 0,87% dos R$ 7,5 bilhões destinados a essas emendas foram pagos este ano.

Gleisi, que ocupa os cargos de deputada, presidente do PT e intermediária de Lula, não necessariamente nessa sequência, recorreu às mídias sociais para reprovar o projeto e afirmar que ele vai de encontro às intenções anunciadas pelo líder do Senado.

“Se o Senado quer mesmo contribuir para o equilíbrio fiscal, como disse ontem o presidente Rodrigo Pacheco, o pior caminho é o projeto de lei que torna obrigatório o pagamento de emendas de comissões”, disse a deputada do PT-PR.

“O papel de executar o Orçamento é do Executivo, de forma planejada, pensando no país. O projeto que está na CAE do Senado visa abocanhar alguns bilhões da União para atender interesses individuais”, completou Gleisi, presidente daquele partido que nunca, nunquinha atendeu a interesses individuais.

O senador do PSD-MG rebateu: “Não sou autor e nem relator do projeto referido pela deputada, que deve ser discutido na comissão própria. Lembro que na LDO do ano passado ponderei aos colegas que não colocássemos a impositividade nas emendas de relator, no que fui atendido”.

E acrescentou: “Reitero meu compromisso com a responsabilidade fiscal e o equilíbrio das contas públicas, o que passa, inclusive, pela limitação do fundo eleitoral e o aperfeiçoamento das ‘emendas Pix’, criadas pela deputada”.

As emendas Pix são amplamente conhecidas por alocar recursos públicos para prefeituras sem transparência ou supervisão adequadas.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Senador é tão omisso que ele mesmo afirma: sem transparência ou supervisão adequada. Há senado! Haverá um congresso no Brasil, que honrará o seu papel, em todos os âmbitos de suas obrigações e funções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo