EconomiaNotícias

Vendas de máquinas agrícolas desabam no Brasil

Vendas de máquinas agrícolas sofrem queda no Brasil, mesmo com safra recorde de grãos.

Apesar da safra de grãos recorde, o setor agrícola brasileiro registrou uma queda significativa nas vendas de equipamentos.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou na última sexta-feira, 7, os números referentes ao mercado de máquinas agrícolas no Brasil, que englobam o período de janeiro a maio.

Durante esses meses, a quantidade de unidades vendidas foi de 23,8 mil, o que representa uma queda de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Retração de vendas no agronegócio brasileiro em relação a maio de 2022.

Apesar da safra de grãos do Brasil ter alcançado resultados recordes, a retração em maio deste ano foi de 14% em relação ao mesmo período de 2022.

Houve uma redução de aproximadamente 800 unidades nas vendas do setor em maio de 2023, que totalizaram 4,7 mil unidades. No mesmo período do ano anterior, as vendas alcançaram 5,5 mil unidades.

O setor registrou queda pelo terceiro mês consecutivo desde a posse do governo Lula. Em janeiro, a queda foi de 43%, mas houve sinais de recuperação em fevereiro e março, com aumento de 30% e 38%, respectivamente. No entanto, em abril, os números caíram novamente, registrando uma queda de 20%.

Além disso, há uma diminuição nas exportações da indústria brasileira do setor, que já chega a 15% no acumulado do ano. O vice-presidente da Anfavea, Alexandre Bernardes, identificou a diminuição do comércio com a como a principal causa desse declínio. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo