NotíciasPolítica

“Dama do tráfico”: ANJ repudia ataques de apoiadores de Lula contra jornalista do Estadão

ANJ manifesta indignação diante de ataques à jornalista do Estadão por apoiadores de Lula.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) expressou sua indignação nesta segunda-feira (20) diante dos ataques sofridos pela jornalista Andreza Matais, editora de política do jornal O Estado de S.Paulo, por parte dos apoiadores de Luiz Inácio da Silva. A jornalista foi alvo de críticas e ameaças de violência após noticiar a visita da esposa do líder do Comando Vermelho no Amazonas ao Ministério da Justiça.

Em nota, a ANJ classificou os ataques como um “flagrante ataque à liberdade de imprensa”. A associação afirmou que “a jornalista exerceu seu papel constitucional de informar a sociedade sobre um fato de interesse público” e que “os ataques a ela são uma tentativa de silenciar a imprensa e restringir a liberdade de expressão”.

Abaixo a íntegra da nora da ANJ:

A ANJ acompanha com preocupação e manifesta seu repúdio às tentativas de intimidação contra O Estado de S.Paulo e sua editora de Política, Andreza Matais, depois de o jornal ter divulgado o acesso da mulher de um líder do crime organizado no Amazonas a gabinetes do Ministério da Justiça.

O uso de métodos de intimidação contra veículos e jornalistas não se coaduna com valores democráticos e demonstra um flagrante desrespeito à liberdade de imprensa. Também evidencia uma prática característica de regimes autocráticos de, com o apoio de dirigentes políticos, sites e influenciadores governistas, tentar desviar o foco de reportagens incômodas por meio de ataques contra quem as apura e divulga.

A ANJ espera que tais métodos de intimidação, sobretudo contra jornalistas mulheres já empregados no passado recente, cessem imediatamente, em nome do respeito à liberdade de imprensa e à livre atuação do jornalismo e dos veículos de comunicação.

Brasília, 20 de novembro de 2023.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS – ANJ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo