JustiçaNotíciasPolítica

Policiais processam TV Globo por uso do termo “chacina” em cobertura midiática de operações

Federação de Praças Militares Estaduais(Fenepe) entra com ações judiciais contra emissoras de TV por uso do termo “chacina” em referência a operações policiais.

A Fenepe (Federação Nacional de Entidades de Praças Militares Estaduais) começou a tomar medidas legais contra diversos canais de televisão, incluindo a TV Globo, Band e TV Cultura, devido ao uso do termo “chacina” para se referir às operações policiais Impacto e Escudo. Esta última foi lançada em julho após a morte de um soldado da Rota durante o serviço no Guarujá.

De acordo com informações divulgadas pelo site Notícias da TV, foi apresentada uma ação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, porém o pedido de urgência foi negado pelo juiz Fabio de Souza Pimenta, que ressaltou o direito à livre expressão de pensamento. A Fenepe deseja limitar o uso dos termos “tortura” e “extermínio” pela mídia ao se referir às operações. Se as empresas de mídia, como Globo, Bandeirantes, Cultura de Comunicação e UOL, desobedecerem a ordem, a entidade solicitou uma multa diária de R$ 10 mil.

Os policiais militares afirmam que a mídia tem afetado de forma prejudicial as famílias dos profissionais e alterado a opinião pública sobre a instituição. Eles reafirmam o seu compromisso com a segurança pública e com a luta contra a criminalidade.

A Operação Escudo foi lançada em 28 de julho em resposta ao assassinato do soldado da Rota, Patrick Bastos Reis, e durante seus primeiros quatro dias, houve 12 mortes relatadas em confrontos com a polícia. No entanto, a operação foi criticada por órgãos de direitos humanos e pela Defensoria Pública por supostos abusos e condutas impróprias, resultando em pedidos de medidas como a interrupção da operação e a obrigatoriedade de câmeras corporais nos uniformes dos policiais.

Hoje, a Operação Impacto foi reiniciada com o objetivo de lutar contra a atividade criminosa na área da Baixada Santista. Depois que a Operação Escudo terminou, os relatórios da Secretaria de Segurança Pública mostraram que houve 28 óbitos, 976 detenções e quase uma tonelada de drogas confiscadas.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Atitude certíssima da Fenepe, ao processar essa mídia marrom. Só acho que o valor da multa diária deveria se espelhar no valor usado pelo pelo Stf, R$100 mil diária.

  2. Para quem gosta de processar, lacrar, este é um prato para comer frio. A justiça não pertence a esquerda.

  3. Polícia Militar,tem que levar toda droga apreendida,no STF,na casa de juízes,promotores,desembargadores e outros justiceiros. Os valentes políciais,enfrentam o crime organizado,a baixa remuneração,muitos deles depressivos por conta da ansiedade, a que leva a profissão. É asqueroso o comportamento da Globolixo,Banddatena,Cultura e outras assassinas de reputações,vamos boicotá-las sempre.

  4. Quando esses idiotas dessa imprensa ordinária comessarem serem assaltados, roubados, estuprados e mortos por bandidos nas ruas e em suas casas, eles vão passar a dar valor a polícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo