MundoNotícias

EUA caçam código chinês descoberto pela Microsoft em base militar

Governo americano tenta desvendar código “misterioso” descoberto pela Microsoft; aparente alvo é base militar dos EUA em Guam

Na região da ilha de Guam, localizada na Oceania, a Microsoft identificou a presença de um código de computador que está sendo considerado “misterioso”. Esse código foi detectado nos sistemas de telecomunicação próximos à base militar dos Estados Unidos na área.

De acordo com o jornal The New York Times, a companhia afirmou que um conjunto de hackers chineses teria instalado o código e que ele estaria conectado ao governo em Pequim.

O caso está sendo agora apurado pelo governo americano.

O tema levantou alertas em Washington porque Guam é uma das mais importantes bases americanas no Pacífico e o principal ponto a ser usado no caso de uma guerra entre e Taiwan.

Espionagem

A Microsoft encontrou um código de “WebShell” que possibilita o acesso remoto a um servidor. Os roteadores utilizados em residências são especialmente suscetíveis e podem ser usados como uma porta de entrada para invasores.

Segundo informações da Microsoft, o grupo conhecido como “Volt Typhoon” tem ligações com o governo chinês e está direcionando seus esforços para atacar infraestruturas críticas, como sistemas de comunicação, energia elétrica e transporte marítimo. No momento, acredita-se que os invasores descobertos estavam apenas em fase de espionagem, ao invés de realizar ataques diretos.

“O Volt Typhoon está ativo desde meados de 2021 e tem como alvo organizações de infraestrutura crítica em Guam e em outras partes dos Estados Unidos”, disse a Microsoft, em nota.

Um relatório de 24 páginas foi divulgado pela Agência de Segurança Nacional dos EUA em conjunto com países como Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia e Canadá, no qual foram apresentados detalhes sobre o código descoberto pela Microsoft e alertas sobre um conjunto de atividades recentes originadas na China.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo