NotíciasPolítica

Prefeito de Campinas rebate Lula sobre casas populares: ‘Humano seria deixar as famílias com ameaça de despejo?’

Prefeito critica presidente por politizar luta das famílias do Mandela

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), voltou a criticar o o presidente Luiz Inácio Da Silva (PT) neste domingo, 18. No decorrer da cerimônia de distribuição de casas do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, o presidente Lula disse que Saadi “não é um cara humano” por ter construído habitações com 15 metros quadrados destinadas a famílias com até sete integrantes. De acordo com o chefe de estado, essa área é considerada insuficiente.

Saadi divulgou um vídeo nas redes sociais em que enfatizou que a proposta não é um programa habitacional da Prefeitura de Campinas, mas sim uma ação conjunta com a Justiça. Ele argumentou que não seria humano negar as reivindicações dessas famílias e deixá-las em risco de serem despejadas a qualquer momento. O prefeito ainda criticou Lula por fazer discursos políticos e ofender a luta das famílias do Mandela, em vez de trabalhar em conjunto para fornecer moradia popular para aqueles que precisam.

“Lula, humano seria não atender as reinvindicações dessas famílias e deixá-las lá com ameaça de despejo a qualquer momento? Lula, humano é não mentir! Humano é falar a verdade. Lula, deixa de politicagem, deixa de fazer discursos como você fez, ofendendo a luta das famílias do Mandela, e vamos trabalhar em conjunto para levar habitação popular para quem precisa”, afirmou o prefeito.

No sábado, 17, Saadi já havia emitido nota rebatendo as falas do presidente. Ele lamentou a “politização desnecessária e equivocada por um partido político de uma luta justa e digna de centenas de famílias”. O prefeito afirma que Lula estava “demonstrando total desconhecimento sobre o assunto com base em uma notícia que ele mesmo diz que ouviu na TV”. Segundo Saadi, a construção das casas é fruto de um acordo, a partir de uma decisão judicial, para a construção de embriões residenciais em terrenos doados pela Prefeitura.  

No dia 17 de sábado, o prefeito Saadi emitiu uma nota em resposta às declarações do presidente. Ele lamentou a politização desnecessária de uma luta justa e digna de muitas famílias por parte de um partido político. O prefeito argumentou que Lula não tinha conhecimento sobre o assunto, baseando-se em uma notícia que ele próprio ouviu na TV. Saadi explicou que as casas foram construídas em terrenos doados pela prefeitura como parte de um acordo decorrente de uma decisão judicial para a construção de projetos residenciais. “Deveria ter se informado e, se tivesse um mínimo de respeito pela história dessas famílias campineiras, o presidente leria os manifestos que o movimento publicou em defesa das novas casas”, disse Saad.

O comunicado afirma que a Coordenação da Ocupação Nelson Mandela, beneficiária da tratativa, “enaltece o acordo feito com a Prefeitura e a conquista dos lotes de 90 metros quadrados e esclarece que o embrião não é a casa em si.”

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Enquanto Lula fala bobagens, lá no Sul da Bahia foram destruidos dezenas de hectares de frutiferos em um terreno de assentamento e centenas de boias frias ficaram sem trabalhar e levar o sustento para suas casas.

  2. Prefeito tem meia razão, devia dizer que o apresentador da globo news, comentou das residências, sobre o tamanho, mau informado o que gerou um gancho para os defensores do gov.federal, agredir a prefeitura de Campinas e seus políticos (vereadores também), sem falar a verdade, deveria pedir direito de resposta no mesmo tempo que teve o governo federal.

  3. Na esfera federal, o Brasil está desgovernado por um desgoverno cuja prioridade tem apenas 5 objetivos: viajar, viajar, viajar, viajar e v i – a – j – a – r!!!
    Como é bom viajar gastando o dinheiro dos impostosc que pagamos!!!
    Essas viagens reduzem, drasticamente, a fome no Brasil.
    Saudações fraternas.
    Ambrósio da Cruz Viana.
    Exímio pagador de impostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo