NotíciasPolítica

Interferência política na Embrapa coloca agro em risco, aponta site

Preocupação cresce com possível interferência política na Embrapa após nomeação de presidente

Desde a nomeação de Silvia Massruhá como presidente da Embrapa em maio, tem havido crescente preocupação em relação à possibilidade de interferência política nas lideranças das unidades da empresa. Tradicionalmente, a seleção dos chefes na Embrapa segue um rigoroso protocolo que inclui inscrição de candidatos, análise de currículos e apresentação de um plano de trabalho. No entanto, a recente substituição da chefia da Embrapa Clima Temperado antes do término do mandato usual de seis anos levantou preocupações, especialmente porque não houve uma explicação clara para a mudança, de acordo com um artigo publicado na Revista Oeste.

A alteração ocorrida na Embrapa, que é uma das empresas estatais mais conceituadas do Brasil e reconhecida internacionalmente, chama a atenção para os possíveis perigos da politização e suas consequências para o desenvolvimento do setor agrícola do país. Esse assunto e a importância de salvaguardar a Embrapa de interferências políticas serão assuntos principais no programa “A Força do Agro”, que será transmitido na segunda-feira, dia 11.

O tema central do programa é a relevância do agronegócio, um setor que representa quase um terço do PIB do Brasil e segue crescendo. Além disso, é o terceiro maior produtor de alimentos no mundo e tem perspectivas de se tornar o principal fornecedor global em breve. Sua influência é presente em diversas áreas do cotidiano, como alimentação, moda, cosméticos, transporte e energia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo