MundoNotícias

Terremoto no Afeganistão mata mais de 2.000 pessoas

Terremoto de magnitude 6,3 mata mais de 2.000 pessoas no oeste do Afeganistão.

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o oeste do Afeganistão no sábado (7), matando mais de 2.000 pessoas e deixando dezenas de milhares de feridos, informou o governo talibã neste domingo (8).

O terremoto, que abalou regiões localizadas 30 quilômetros a noroeste da cidade de Herat, foi seguido por oito fortes tremores secundários.

O porta-voz do governo talibã, Zabihullah Mujahid, informou que “2.053 pessoas morreram em 13 localidades, 1.240 ficaram feridas e 1.320 casas foram completamente destruídas”.

O número de mortos aumentou acentuadamente neste domingo, já que pouco antes as autoridades haviam dado um número de mortos de mais de 1.000.

Na aldeia de Sarboland, localizada no distrito de Zinda Jan, zona próxima do epicentro, um jornalista da AFP observou que dezenas de casas foram destruídas.

Grupos de homens procuravam sobreviventes com pás entre os escombros das casas, enquanto mulheres e crianças esperavam ao ar livre entre as casas destruídas, com os seus pertences expostos ao vento.

“Assim que ocorreu o primeiro tremor, todas as casas desabaram”, disse Bashir Ahmad, de 42 anos. “Quem estava dentro das casas ficou soterrado. Há famílias das quais não temos notícias”, acrescentou.

“Tudo virou areia”

Nek Mohammad estava trabalhando quando o primeiro tremor foi sentido, por volta das 11h (3h30, no horário de Brasília).

“Voltamos para casa e vimos que não havia mais nada. Tudo virou areia”, explicou, acrescentando que foram encontrados cerca de 30 corpos.

“No momento não temos nada. Não temos cobertores, nada. Estamos abandonados”, acrescentou o homem de 32 anos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou no sábado que “o número de vítimas deverá aumentar à medida que as operações de busca e resgate continuam”.

Em Herat, considerada a capital cultural do Afeganistão, os moradores e comerciantes saíram às ruas em pânico ao sentirem a terra se mover.

Herat, 120 km a leste da fronteira com o Irã, é a capital da província com o mesmo nome, onde vivem cerca de 1,9 milhão de pessoas, segundo dados do Banco Mundial de 2019.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo