MundoNotícias

Rússia testa míssil nuclear com alcance de 8.000 km

Rússia realiza teste bem-sucedido de míssil balístico intercontinental a partir de submarino nuclear

A Rússia realizou com sucesso um teste de lançamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM) com capacidade nuclear, a partir de um submarino nuclear de quarta geração. O lançamento foi realizado no mar Branco, no norte do país, e o míssil atingiu seu alvo na península de Kamchatka, no extremo leste russo.

O míssil Bulava, que tem alcance de 8.000 quilômetros e pode transportar até dez ogivas nucleares, é o principal armamento dos submarinos nucleares da classe Borei, da Marinha russa.

O teste foi realizado logo após a Rússia revogar sua ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT). A decisão foi criticada por países ocidentais, que a veem como um retrocesso na não proliferação nuclear.

O teste do Bulava é um sinal de que a Rússia está aumentando seu arsenal nuclear, em meio ao conflito na Ucrânia. Desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, altos funcionários russos ameaçaram em diversas ocasiões utilizar armas nucleares, embora em outras Putin tenha demonstrado cautela a esse respeito.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo