JustiçaNotícias

Gilmar Mendes anula julgamento do STJ de desembargador que ofendeu guarda em Santos

Eduardo Siqueira foi flagrado chamando o guarda de ‘analfabeto’ após levar multa por não usar máscara facial durante a pandemia

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, anulou uma decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça que autorizou abertura de inquérito contra o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Eduardo Siqueira.

Em julho de 2020, o desembargador foi filmado chamando um guarda municipal de “analfabeto”, depois que o agente aplicou uma multa, contra ele, que estava caminhando em uma praia de Santos (SP), sem usar máscara de proteção facial, conforme determinava um decreto do município.

Segundo o ministro, é possível concluir que o magistrado comprovou violação aos princípios do contraditório e da ampla defesa. “Afinal, como consta da certidão de julgamento, a habilitação do requerente somente ocorreu após o início do julgamento do recurso, e não houve oportunidade para contra-arrazoar [contra-argumentar] o recurso interposto pela Procuradoria-Geral da República”, disse o ministro.

Gilmar Mendes disse ainda que a regularidade do julgamento pressupõe que seja dada oportunidade de manifestação às partes. O relator no STJ, ministro Raul Araújo, chegou a rejeitar a abertura do inquérito. A PGR, então, apresentou recurso, e a Corte Especial do STJ acolheu o recurso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo