NotíciasPolítica

Governo Lula recusa Ajuda Do Uruguai Ao Rio Grande Do Sul

Governo Lula recusa ajuda do Uruguai para resgate de vítimas de inundações no RS

A administração de Luiz Inácio da Silva (PT) recusou a proposta de ajuda do Uruguai, que englobava embarcações, uma aeronave e drones para contribuir no socorro das vítimas das intensas precipitações no Rio Grande do Sul (RS). Eduardo Leite (PSDB), governador do RS, requisitou no sábado (04) suporte às autoridades da nação adjacente para auxiliar na recuperação dos impactados pelas enchentes.

O pedido de Leite incluía o empréstimo de duas lanchas motorizadas, juntamente com as suas tripulações, dois drones para localizar indivíduos isolados, operados por uruguaios, e um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules.

O avião seria empregado para transportar as embarcações para as áreas impactadas, além de poder conduzir doações humanitárias recolhidas no Uruguai.

O governo do Uruguai concordou em ceder equipamentos para o Rio Grande do Sul. No entanto, o recusou a oferta, alegando que os equipamentos não eram necessários naquele momento.

“Recebemos informações extraoficiais de que o comando operacional no Rio Grande do Sul considerou que não era necessário”, disse José Henrique Medeiros Pires, secretário-executivo do governo do RS ao jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com Pires, uma vez obtida a aprovação de Montevidéu, o pedido foi enviado à ABC (Agência Brasileira de Cooperação), uma agência associada ao Itamaraty.

O Ministério da Defesa afirmou em comunicado que o Comando Militar Conjunto “rejeitou a oferta da aeronave devido a restrições nas pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre”. “O Brasil possui a aeronave KC-390, que atende às necessidades de transporte, pois pode pousar em pistas menores e transportar cargas maiores. O trabalho de resgate e apoio humanitário está sendo realizado com 243 embarcações e drones das Forças Armadas”, disse o Ministério da Defesa em nota.

De acordo com Pires, porta-voz do governo do Rio Grande do Sul em Brasília, existem outros aeroportos funcionais no estado gaúcho que têm a capacidade de acomodar a aeronave do Uruguai.

Até esta terça-feira (07), o RS registrou 90 mortes em razão das fortes chuvas que impactaram a região desde a semana passada.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Um grande benfeitor pergunta ao faminto indivíduo se ele aceita sua ajuda, uma vez que motivos alheios à sua vida normal o colocaram nesta situação…

    …ao que este indivíduo, cheio de orgulho, responde: Não, obrigado, tenho pão com mortadela e bolsa-família.

    Nosso presidente age assim, em nome de “seu povo”, povo este que trabalha (diferente dos capachos), e que pode, para seu desgosto, não concordar com suas atitudes.

    Nunca vi alguém recusar Ajuda Humanitária!!!

    Por que será que isso acontece aqui?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo