NotíciasPolítica

Cármen Lúcia Critica Uso De Algemas: ‘É Uma Ofensa. É Algo Extremamente Grave Para Ser Utilizado’

“Algema é uma ofensa além da prisão”, afirma ministra do STF durante julgamento sobre uso em menores apreendidos

No decorrer do julgamento acerca da aplicação de algemas em jovens detidos, Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e relatora do caso na 1ª Turma da Corte, declarou na tarde de terça-feira (07) que “a algema é uma ofensa além da prisão”.

“É algo extremamente grave para ser utilizado. E, portanto, tem que ter as circunstâncias devidamente motivadas”, afirmou a magistrada.

De acordo com Cármen Lúcia, o uso das algemas é um “signo de medievalismo”. “Hoje a gente não prende nem bicho”, salientou a ministra do STF.

Nesta tarde, a Primeira Turma do Supremo estabeleceu diretrizes sobre o uso de algemas em menores apreendidos por suspeita de atos infracionais.

A relatora do caso, Cármen Lúcia, propôs que o menor criminoso, ao ser apreendido, deve ser encaminhado ao representante do Ministério Público (MP), que deve dar um parecer sobre a necessidade do uso de algemas.

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Meu sonho é ver alguns FDPs usando essas algemas, mas infelizmente não posso citar nomes.

  2. Meu sonho é ver alguns FDPs usando essas algemas, mas infelizmente não posso citar nomes para não ser preso.

  3. Eu estou entre os 61% de brasileiros que têm medo de expressar sua opinião, por isso me abstenho.

  4. Quando a polícia é chamada é sinal que todas esferas falharam, coloquem um psicólogo nas viaturas e deixa ele resolver.. a força e algemas são usada quando são necessárias. Essa avaliação é feita por quem está no local e percebe o perigo ou agressividade do acusado. Fazer análise de longe não é honesto com os aplicadores da lei. Ainda posso dar minha opinião? Ou só posso concordar?

  5. Eu não tenho medo de expressar minha opinião: esses cretinos urubus é que merecem estar usando algemas no pulso! Não distribuem justiça, protegem os bandidos!

  6. E fazer leis que ninguém mais comete crime no Brasil, aí a polícia não precisa mais prender nem algemar ninguém

  7. Percebe-se a enorme distância de um gabinete para as ruas. Deve viver em um mundo de “faz de conta”… É uma pena porque o maior prejudicado é a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo