Engenharia: Conheça as 5 áreas de atuação mais promissoras

A engenharia é uma área bastante concorrida e o desejo de curso de milhões de estudantes espalhados por ai. Por ser considerada uma profissão renomada, da área de exatas e pelos profissionais serem bastante reconhecidos e valorizados as engenharias cada vez mais vem recebendo um número maior de estudantes interessados em cursar um ramo dela. Outro motivo que chama muita atenção é pelo fato de a profissão possibilitar trabalhos que façam a diferença e tragam resultados inovadores e importantes, formando assim pesquisadores e profissionais extremamente importantes.

Para quem já se interessa pelas engenharias, mas não sabe qual área seguir separamos as cinco consideradas mais promissoras para o mercado atual:

Engenharia de computação

A engenharia de computação se encontra em crescente crescimento devido a digitalização de diversas atividades e ao fato da tecnologia esta cada vez mais presente em diferentes setores e situações do dia a dia.

Os profissionais da área de engenharia de computação podem trabalhar com suporte de gerenciamento de redes de computadores, robótica e automação industrial já que durante o curso esses profissionais são capacitados para desenvolverem programas de computadores e elaborar sistemas automatizados para qualquer setor. Além disso eles possuem o domínio de várias linguagens de programação que são necessárias para criar softwares e trabalhar com sistemas de informação.

Engenharia de controle e automação

Esses profissionais são extremamente importantes para as indústrias já que conseguem desenvolver sistemas automatizados que são destinados a facilitar todo o processo de produção e diminuir os custos com a fabricação dos produtos.

Além das indústrias esses profissionais são bastante requisitados por empresas que buscam otimizar seus processos de produção.

Engenharia elétrica

Esses profissionais atuam em ações para a geração e distribuição de energia elétrica. Atualmente essa área vem sendo bastante cotada por contribuir com ações sustentáveis e de economia de recursos desenvolvendo sistemas de energia mais limpas e eficazes para a sociedade.

Engenharia de produção

Essa engenharia é uma das que mais está em alta no momento já que atua em diversas atividades atuando para aumentar a produtividade das empresas com técnicas de administração de recursos financeiros, humanos e materiais. Esses profissionais são capazes de aperfeiçoar o sistema de produção, logística e finanças de uma empresa e devido a isso é tão requisitado.

Engenharia mecânica

Os profissionais trabalham com o desenvolvimento e monitoramento de máquinas utilizadas em diversos tipos de indústrias e trabalham também com a produção e tratamento de metais a partir de processos de beneficiamento e transformação. Esses profissionais são tão necessários para a indústria que a carreira só faz crescer no mercado.

Para quem se interessar em cursar alguma dessas engenharias é bastante simples e existem várias possibilidades, sendo uma delas os cursos do ProUni 2022 que viabilizam bolsas de estudos aos estudantes que prestaram o Enem. Para quem tiver a seguinte dúvida “como funciona o ProUni?” é super simples e através do site do programa essa duvida é tirada rapidamente fazendo com que o sonho de participar de uma área promissora seja realizado facilmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *