Posso sacar o último salário ou benefício de pessoa falecida?

Questões relacionadas ao INSS são sempre cheia de dúvidas e associadas a muitas complicações. Uma das dúvidas que mais aparecem sobre o assunto é a respeito do saque do benefício após o falecimento do beneficiário, se é possível realizar o saque do valor. Pois bem, desde o ano de 2019 uma lei foi criada para que os cartórios informem os registros de óbitos em até 24 horas após o seu registro, mas é comum que a comunicação ocorra até o dia 10 de cada mês. Assim que a informação sobre o óbito é recebida pelo INSS ou pelo órgão público, o que acontece em seguida é o bloqueio e o estorno do valor, caso ele já tenha sido depositado, impossibilitando o saque por terceiros.

E para evitar problemas como esse ou algum tipo de fraude no recebimento do benefício o INSS cobra todos os anos a prova de vida INSS 2022 e a perícia INSS 2022.

Como funciona a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS nada mais é que a comprovação de vida do beneficiário. Por se tratar de pessoas com uma idade mais avançada e mais sensíveis é necessário que a comprovação de que a pessoa cadastrada no serviço esteja recebendo seja feita.

O procedimento é bem rápido e simples, podendo ser feito no banco que o beneficiário recebe seu pagamento ou em alguns casos no próprio INSS. Eles se apresentam lá uma vez ao ano, podendo ser na data de seu aniversário, e garantem com isso o recebimento do valor fornecido por mais doze meses.

Durante o período de pandemia começou a ser divulgado informações a respeito da prova de vida digital, onde estava sendo estudada a sua implementação de forma online para que os benefícios não precisem se locomover até a instituição, já que muitos são debilitados, e iria facilitar e otimizar o tempo e o serviço dos prestadores de serviço.

A divulgação dessa novidade começou a ser intensificada devido a atividade que foi interrompida pois os beneficiários fazendo parte do grupo de risco era imprescindível a sua permanência em casa para não colocarem em risco a sua saúde.  Assim, alternativas começaram a serem pensadas para a realização dessa prova de vida que é algo bem importante no sistema, já que evita a ocorrência de fraudes no recebimento do salário dado pelo INSS. Assim, é importante que todos os beneficiários fiquem atentos a qualquer informação soltada a respeito desse sistema para saber os passos dos próximos anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.